Por que chama mais a atenção. Em caso de acidentes, a caixa-preta – que
guarda os dados do voo – precisa ser rastreada em locais de difícil
acesso, como o fundo do mar. Por isso, além de ser laranja, ela carrega
duas tiras fosforecentes, que refletem a luz. A expressão caixa-preta
vem da década de 50, quando os circuitos eletrônicos do avião eram
agrupados em compartimentos, mas o termo correto é Flight Data Recorder
(em inglês, “ gravador de dados do voo”). “Como o funcionamento dos
circuitos era obscuro, as caixas ficaram conhecidas como black boxes, já
que a cor preta remete ao desconhecido”, explica Hildebrando Hoffmann,
professor de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS.
E o apelido pegou justo na única caixa que, por convenções mundiais de aviação civil, é obrigatoriamente da cor laranja. Em média, uma caixa-preta utilizada por aviões comerciais tem 13 cm de altura por 12 de comprimento, podendo pesar cerca 5 kg. Feita com uma liga de titânio e resina, a caixa suporta temperaturas de até 1100º C.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-caixa-preta-dos-avioes-e-laranja
E o apelido pegou justo na única caixa que, por convenções mundiais de aviação civil, é obrigatoriamente da cor laranja. Em média, uma caixa-preta utilizada por aviões comerciais tem 13 cm de altura por 12 de comprimento, podendo pesar cerca 5 kg. Feita com uma liga de titânio e resina, a caixa suporta temperaturas de até 1100º C.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-caixa-preta-dos-avioes-e-laranja
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