"Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic"

domingo, junho 02, 2013

Purgo Repórter: As Quatro Maiores Tragédias da Humanidade: O Naufrágio do Titanic

 O maior navio da época. Luxo, potência e grandiosidade em um único navio. Todas as classes da sociedade-ricos e pobres, todas as maiores culturas daquele tempo-européia e muçulmana, em um mesmo lugar. O Titanic saiu de Southampton, na Inglaterra, com destino à Nova York, Estados Unidos. O navio zarpou. Mas jamais chegou no seu destino. Agora, no Purgo Repórter.                                             

                                            "Nem Deus será capaz de afundar este navio"
                                                                     Joseph Bruce Ismay, Presidente da White Star Line

 Talvez, não, concerteza, a tragédia mais lembrada da história. Não só por causa do romance entre Jack Dowson e Rose DeWitt Bukater, no filme homônimo de James Cameron , mas também por mostrar como a falta de planejamento e de regras de segurança podem fazer com acidentes se transformem em tragédias.
 Tudo começa em 31 de março de 1909, com o início da construção do RMS (Royal Mail Ship- navios que tinham o "privilégio" de transportar cargas da coroa inglesa) Titanic, na Irlanda.O navio não era somente o maior e mais luxuoso da época, mas também o mai potente, podendo alcançar os incríveis 43Km/H (naquele contexto, com carros que andavam à 20Km/H, essa velocidade era quase inimaginável), contando com 29 caldeiras, alimentadas por 159 fornos de carvão. O Titanic, de propriedade da White Star Line tinha quadras de Squash, piscina, ginásio, banho turco, banho elétrico e telefone. Dizia-se que o navio era inafundável.  É claro que logo toda a alta sociedade européia se interessou em ingressar na viagem inaugural do maior navio do mundo- infelizmente, uma viagem sem chegada.
 Aos 10 de abril de 1912, no comando do Capitão Edward J. Smith, o RMS Titanic deixa o porto da cidade inglesa de Southampton rumo a Nova York com lotação de 2.223 pessoas à bordo, entre passageiros e tripulantes. Muita choradeira, despedidas, abraços e essas coisas. Infelizmente, ninguém sabia que esta era a (primeira e) última vez que o Titanic estaria ancorado em um porto.
 No dia 13, o Capitão Smith recebe inúmeros avisos de icebergs na região onde o Titanic navegava. O Capitão ordenou que a rota fosse alterada alguns quilômetros ao sul. 
 Então, às 23:40 os vigias de mastro veem que um enorme iceberg se aproximava rapidamente do navio. Rapidamente tocaram o sino de alerta e pegaram comunicador para se comunicarem com a Ponte de Comando. Quase 10 segundos se perderam até que foram atendidos. Ao serem atendidos, gritaram "Iceberg, bem em frente!". O Primeiro-Oficial, William Murdoch, deu ordens para que o timoneiro (operador do timão, o "volante" de um navio) vira-se o navio completamente à esquerda e ajustou as máquinas para dar ré no Titanic. Mas não adiantou.
 Quarenta e sete segundos após o avistamento do iceberg, a lateral do Titanic se chocou com o enorme bloco de gele, arranhando todo o casco da embarcação. A água começou à entrar, e Murdoch ordenou o fechamento das comportas a prova de água. O Titanic foi projetado para flutuar com até quatro compartimentos inundados. Mas cinco já estavam cheios de água. Vinte minutos após a colisão, a proA (parte da frente do navio) já estava começando à afundar. O Capitão Smith ordenou a preparação dos botes salva-vidas e o que os pedidos de socorro fossem enviados.  O único navio que chegaria mais rápido era o Carpathia, que iria demorar quatro horas para chegar até o Titanic. Infelizmente, o navio só tinha mais duas horas, até naufragar completamente.
 Às 00:31 de 15 de abril de 1912, os primeiros botes (eram poucos botes, que poderiam atender menos da metade dos passageiros) são lançados no Atlântico, seguindo a velha ordem "mulheres e crianças primeiro", começando pela primeira classe. À 01:25 da madrugada a água já atingia o nome "Titanic", pintado de branco nas laterais do navio.
À 02:05 da manhã é lançado o último bote. Cinco minutos depois, os operadores do telegrafo emitem o último sinal de socorro do Titanic. O Capitão Smith ordena à tripulação o "abandonar o navio", e não foi mais visto. Diz-se que ele dirigiu-se até a Ponte de Comando e lá ficou, até morrer afogado.
 Já são 02:16 do dia 15, e devido aos 19º de inclinção do navio, já é possível ver as imensas hélices de bronze da embarcação. Às 02:18, as luzes do Titanic piscam uma única vez e se apagam, para nunca mais serem acendidas.
 O casco já não suporta mais a inclinação, e se parte em dois, ligadas apenas pelo casco da quilha. A proa começas a afundar, arrastando a popa (parte de trás do navio) quase que na vertical. Alguns dos poucos que aguentaram estas cenas de horror foram sugados quando a popa submergiu.
 Às 02:20 do dia 15 de abril de 2012, o RMS Titanic tinha sido totalmente tragado pelas águas do Oceano Atlântico. Somente por volta das 04:00 o Carpathia chega ao local para resgatar os somente 706 sobreviventes dos mais de 2.000 passageiros. Por volta das 08:00 da manhã, o Carpathia ancorou nas docas do Porto de Nova York, trazendo consigo os sobreviventes do que seria o naufrágio mais lembrado de todos os tempos. O navio que "nem Deus afundaria", estava agora, no fundo mar.

Avaliação:

  • Causas: causa natural seguida de falha humana.
  • Número de Vítimas:  1517 pessoas.
  • Número de Sobreviventes: 706 pessoas.
  • Consequências: obrigatoriedade de número de botes e colete salva-vidas suficiente para todos os passageiros e tripulação e criação da Patrulha Internacional do Gelo, que monitora os icebergs.





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