"Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic"

sábado, março 30, 2013

Purgo Repórter: A Origem da Páscoa Cristã

                                                  Um homem. Um sacrifício. Uma História.



 A Páscoa Cristã surgiu das antigas tradições pagãs da meso-Europa, onde se cultuava principalmente a natureza. No dia 21 de março, esses povos comemoravam o início do Equinócio de Primavera, quando o hemisfério norte saía do inverno para a primavera. Para esses povos, essa data simbolizava a passagem da vida para a morte, pois naqueles mais de 1300 anos atrás, as condições de sobreviver ao inverno europeu eram quase nulas. A Páscoa (Páscoa vem do hebraico Passeach, ou seja, passagem) já era comemorada pelos judeus, simbolizando a fuga do povo de Deus das terras do Egito, narrada no livro bíblico do Êxodo. Mas voltemos ao principal desta postagem
 Com a morte de Jesus Cristo, em 33 d.C., o apóstolo Pedro ficou como pastor da Igreja fundada por Cristo ( Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja - Mateus 16,18 ), que a levou para outras regiões do Oriente Médio, até chegar a Roma, onde foi perseguida e estabelecida. Na Cidade Eterna, houve o inevitável contato com as religiões pagãs, havendo transmissão de da ritos e festas de cunho religioso.
 Caso você não tenha percebido, a Páscoa não é fixa no calendário. Ela varia de ano à ano. Sua data é estipulada pela Igreja Católica Apostólica Romana através de ritos herdados do paganismo (atenção: não estamos dizendo que a Igreja é pagã ou outra coisa do gênero,  mas apenas dizendo o que todos sabem e o que ela própria confirma), devendo ser comemorada no primeiro domingo da primeira lua cheia depois do Equinócio de Primavera, podendo variar de 21 de março até 31 de maio.
 A Páscoa é maior festa da religião cristã, pois marca a ressurreição de Jesus Cristo depois de seu sacrifício na cruz, para redimir os erros cometidos pela humanidade.Esta festa marca a passagem de Cristo do sepulcro para a vida, e também a vitória Dele sobre a morte. É por isso que, apesar de "separados", católicos, anglicanos e protestantes comemoram a Páscoa juntos, pois estão unidos pela beleza do sacrifício de um homem para o bem de toda humanidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário